Gerenciamento do Estoque: Aplicação do Kanban para o controle do estoque, Curva ABC.


Olá pessoal estou de volta e agora para terminarmos os temas relacionados ao PCP, agora falaremos de estoques, e algumas ferramentas de gerenciamento que auxiliam na excelência e acuracidade no gerenciamento dos estoques.

Primeiramente para falarmos em controle precisamos entender primeiro:

O que é Estoque?

Na visão financeira, os estoques são componentes importantes dos ativos circulantes, principalmente quando falamos de empresas comerciais e industriais, por que os estoques representam grandes volumes de dinheiro aplicado em relação aos demais ativos circulantes e são considerados os ativos circulantes de menor liquidez.

Na visão logística os estoques são responsáveis por suportar deficiências no processo a fim de evitar paradas nos processos, ou agindo diretamente dentro do Lead Time para fazer com o processo não pare por falta de produto até que a próxima entrega seja feita.

O estoques são matérias-primas, componentes, insumos, produtos em processo, produtos acabados e se constituem nos bens comercializáveis pelas empresas comerciais destinados à produção e venda pelas empresas industriais.



Tipos de Estoque

Existem diferentes tipos de estoques, caracterizados pela sua condição ao nível de produção e comercialização. Na seqüência, são apresentados os tipos de estoques:

Matérias-Primas: São bens que fazem parte da fabricação total ou parcial do produto acabado. A política para este tipo de estoque é feita com base nas necessidades básicas da produção e/ou comercialização. A insuficiência deste estoque afeta diretamente a produção e comercialização, causando grandes impactos financeiros. Dos diversos tipos de estoque, este é considerado o de menor liquidez pois precisam ser transformados em produtos acabados para serem comercializados e se tornarem caixa.

Componentes: Também fazem parte do produto final, os componentes são agregados ao produto final durante o processo produtivo, sua importância também é alta e sua falta pode também causar grandes impactos financeiros, pois o produto final fica incompleto não podendo ser comercializado.

Insumos: São bens e produtos utilizados no processo produtivo, mas não fazem parte do produto final, caracterizando sua classificação diferenciada de estoque. Os Insumos não possuem a mesma importância que a Matéria-Prima e os componentes em relação a valor, porém, são imprescindíveis ao processo produtivo, e esse tipo de estoque possui pouca liquidez.

Produtos em processo: Este tipo de estoque compreende os produtos que tem características de necessitar de tempo longo para seja necessário seu registro. Uma grande parte das empresas não necessitam ter este tipo de estoque uma vez que o processo de produção é rápido e a transformação em produto acabado é direta, porém, algumas empresas ainda mantém estoques em processo em função dos ciclos de produção serem mais demorados. Neste tipo de estoque é agregado um volume grande de recursos materiais e financeiros, em função disso, um processo eficiente de administração e controle é exigido para que se reduza o tempo de duração da produção.

Produtos Acabados: Este estoque é composto de produtos em seu estado final de fabricação e portanto, estão prontos para venda. Este tipo de estoque pode ser originário do processo produtivo interno de uma empresa, ou adquirido a partir de um processo produtivo de outra empresa. Este tipo de estoque pode ser baseado no volume de vendas para garantir que o produto esteja à disposição quando feita a compra pelo cliente, isto o torna o mais líquido dos estoques.

Na próxima postagem continuaremos falando sobre controle de estoque