TIRANDO DÚVIDAS

Pessoal,

Primeiramente gostaria de agradecer aos contantes acessos ao meu Blog, basicamente o intuito é este mesmo, compartilhar o conhecimento adquirido e tentar ajudar no que for preciso!

Estive analisando as dúvidas e eu diria que todos estão com a mesma dúvida e o legal é que todos podem ver que independente do produto no qual sua empresa controla, o PCP possui o mesmo conceito.

Vou deixar algumas dicas importantes e vou justificar com algumas publicações já feitas aqui no Blog:

1 - Toda empresa possui um PCP, a diferença é que umas definem através de um departamento e outras distribuiem sem querer as competências e atividades do PCP em outros departamentos, analisem na publicação feita por mim em Abril/2010 onde eu coloquei um fluxograma operacional de um PCP que vocês terão esta certeza.

2 - Independente se você esta estruturando ou re-estruturando o PCP primeiramente procure encontrar onde e como estão sendo feitas cada etapa, inicie por decifrar a sigla: Onde está o Planejamento? como e onde é feito a Programação do Produto e da Produção?, Como eu controlo a programação da Matéria-Prima, Componentes e Produção?

3 - Faça um fluxograma para identificar as atividades e competências de cada processo(Situação atual), fazendo um mapeamento e identificando neles quem são os "clientes" e "fornecedores" de cada processo. Cada "fornecedor" deve conversar com seu "cliente" e avaliar as necessidades e saber se ele está contente com o que você está fornecendo a ele.

4 - Padronize as operações de forma a atender as necessidades de todos, crie procedimentos, crie indices que possam avaliar cada operação, e a partir deles aplique as ações necessárias corrigir os pontos falhos, cultive a filosofia do "Kaizen"(leia a publicação feita em fevereiro/2010 sobre Gerenciamento de KPI)

Essas são dicas que se bem aplicadas tenho certeza que os resultados obtidos serão maravilhosos!

Continuem expondo suas dúvidas farei o possível sempre para tentar ajudá-los!!!!!

Júlio Coelho